Páginas

A Desvalorizada Cultura Capixaba: Raul Sampaio

Nessa província mística, chamada Espírito Santo, pode-se encontrar um acervo musical muito forte e intenso. Grandes letristas e compositores desse país tiveram a honra (ou o desgosto) de terem seu gentílico definido como capixaba. No entanto, como todos sabem, o povo capixaba é mestre na arte de não valorizar seus próprios artistas e suas produções

Raul Sampaio Cocco é um exemplo desse drama.

Este grande compositor, que é proveniente da parte sul da província, mais precisamente de Cachoeiro de Itapemirim, fez a música “Meu Pequeno Cachoeiro”. Esta virou hino oficial da cidade em 1966, e em 1969 foi gravada pelo filho mais nobre que o Espírito Santo conseguiu gerar: Roberto Carlos Braga, também cachoeirense.

No entanto, que outra música você conhece de Raul Sampaio? Aliás, você conhece Raul Sampaio? Certamente, se não fosse a gravação do Rei (que já tinha fama nacional e residia no Rio de Janeiro), essa belíssima composição não teria feito um décimo do sucesso que fez.


E aí provinciano, ficou interessado em saber um pouco mais sobre este injustiçado autor capixaba? Caso você tenha respondido sim (o que eu acho difícil), vale a pena conferir músicas do Raul como: "Vai-se um amor e vem o outro""Quem eu quero não me quer" e  "Quem será . Elas estão disponíveis no canal do youtube que reune o acervo musical do autor. Basta clicar no link:


Nenhum comentário:

Postar um comentário