Páginas

A Desvalorizada Cultura Capixaba: Rastaclone

Um salve aos irmãos do Condado de Vila Velha! Tanto nas letras, quanto no ritmo característico do rock/reggae praieiro capixaba, o Rastaclone se firmou como uma das maiores bandas do Espírito Santo. 

Parto do pressuposto que você conheça as obras primas como “Perfume de Flor”, “Fumaça” e a agitada “Selvageria”, até porque estas músicas foram amplamente divulgadas pelos clipes da MTV e Multishow e atingiram os primeiros lugares das paradas no Brasil. E sem sombra de dúvidas provincianas, os caras merecem. Bob, Cigano, Nareba e Ratão! Som de Pocar!

Provinciano, sinta aflorar o orgulho de ser capixaba, comprometa-se a incluir na sua playlist de churrasco ou de moqueca na beira da praia as seguintes músicas do Rasta:

EU NÃO ME ENTREGO 

A sonoridade e a letra objetiva e concisa, dão uma resposta àqueles que acham que não se faz cultura digna de divulgação por aqui. O vídeo tem poucas visualizações (como, infelizmente, acontece com a grande maioria das bandas capixabas). Mas vale (muito) a pena ouvir e sentir a energia evidente dessa pegada.


A MARÉ

“O reggae me acalma
Me faz viajar
Liberta a minha mente
Na beira do mar”

Apesar da riqueza de relevo de nossa querida província e de suas belas montanhas, todo capixaba tem uma identificação especial com o mar. O Convento da Penha tem vista para o mar, a moqueca vem do mar, nossa economia portuária não nos deixa longe do mar nem no trabalho. Logo, este é um elemento intrínseco ao capixaba, numa dimensão muito maior do que imaginamos. Sem mais delongas, se liga no ritmo parceiro, ouve aí vai!


SEREIA

Repito tudo que disse antes sobre o mar. Agora numa vibe mais reggae-romântica, qualidade espetacular. E vai em forma de clipe na praia para ser completo!


Caso você queira se aprofundar na sua própria cultura, pode curtir mais músicas dos caras neste link do Vagalume.


E finalizando essa parada. Charlie Brown Jr está para Santos-SP assim como Rastaclone está para Vila Velha-ES (com todo respeito aos meninos do Casaca, que vem da Barra do Jucu e representam demais também). Energias positivas para todos e... 

Rastaclone na veia, porra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário